Meio ambiente

Laranjal recebe Ecoponto totalmente revitalizado

Entrega da unidade ocorreu nesta terça-feira, após obra do Sanep para qualificar o serviço voltado ao descarte correto de resíduos

Há quatro anos, Pelotas comemorava a inauguração de mais uma unidade referência para o descarte correto de resíduos no município, instalada no Laranjal. Nesta terça-feira (12), o bairro voltou a celebrar com a entrega do Ecoponto totalmente requalificado após reforma, realizada pelo Sanep, contemplando toda a estrutura - a primeira da cidade que contará com equipamento para triturar galharias e podas. A atividade envolveu a comunidade em um momento cultural para marcar a nova fase do espaço e, também, os 210 anos de Pelotas - festejados no início do mês.

Cerca de R$ 80 mil foram investidos pelo Sanep para revitalizar a unidade, que agora conta com novos sistema de água, de esgoto e de drenagem, evitando acúmulos de água em dias de chuva. A estrutura também recebeu nova pintura, muros no entorno, placa de identificação e portão de entrada com acionamento elétrico e personalizado em cores que remetem à reciclagem. Ainda, para reforçar a segurança, foram instaladas cerca elétrica e alarme no local.

"Mesmo atendendo todos os balneários e a Colônia Z-3 com as coletas orgânica e seletiva, de porta em porta, proporcionar um espaço qualificado, organizado e atrativo de descarte correto para a comunidade é extremamente importante. Estamos investindo na preservação de um local público, mas, principalmente, na consciência ambiental e no cuidado com a cidade", frisou a diretora-presidente do Sanep, Michele Alsina.

Organização e controle interno

A gestora lembrou que o Ecoponto representa um local ambientalmente seguro para destinação de resíduos e uma medida para prevenir pontos de descarte irregular, responsáveis por poluir as vias públicas e prejudicar a drenagem urbana. Quem buscar a unidade da praia terá à disposição 20 opções de coletoras, para cada tipo de material, como pneus, vidros, galhos, isopor, óleo, móveis e eletrodomésticos - todas devidamente sinalizadas para agilizar a movimentação de veículos e de pedestres no local.

Desde que assumiu a gestão dos Ecopontos de Pelotas, há um ano, o Sanep elaborou um novo ordenamento interno para descarga de produtos e controle de saída e de destino final, considerando este método essencial para a eficiência do serviço, uma vez que torna mais eficaz o reaproveitamento dos resíduos. Dois Ecopontos já foram entregues totalmente requalificados à população: as unidades JK e Laranjal. Os situados na Balsa, na Cerquinha e no Fragata passarão pelo mesmo processo, sendo o último considerado o modelo padrão.

Arte para comemorar

A tarde no Ecoponto Laranjal foi voltada à educação ambiental e à cultura. Com a intervenção artística do grafiteiro pelotense Gabriel Veiz - responsável também pela personalização do muro externo -, cerca de 20 alunos de 2º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Dom Francisco de Campos Barreto coloriram ainda mais o espaço. Dezenas de camisetas e ecobags tornaram-se tela para que o grupo expressasse sua relação com o meio ambiente e a reciclagem através da arte.

Novidade

A estrutura do Laranjal será a primeira da cidade a disponibilizar um triturador de podas e galharias para facilitar o armazenamento e retirada destes materiais que chegam em grande quantidade, principalmente nesta zona do município. Cobertura e piso específicos foram instalados para resguardar o equipamento. Localizado na rua Bom Jesus, 95, no Valverde, o Ecoponto funciona de segunda a sábado, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O limite diário de descarte, por pessoa, é 1m³ - medida equivalente a 18 sacos de lixo de 60 litros; a uma caixa d'água de mil litros cheia; ou a 25% do volume de uma caçamba.

O que posso levar ao Ecoponto?

Resíduos recicláveis (papel, papelão, plástico, vidros, espelhos, metais e isopor); resíduos de manejo de vegetação e jardinagem, como podas e supressão; resíduos da construção civil, como tijolos, concreto, terra, madeiras, forros e argamassa; eletroeletrônicos e eletrodomésticos de linha branca (geladeira, fogão, televisão, monitor, impressora); resíduos volumosos desmontados (móveis, sofás, armários, guarda-roupas, mesas, colchões); pneus; e óleo de cozinha usado.

O que não posso levar ao Ecoponto?

Resíduos orgânicos; resíduos biológicos e sépticos, como remédios, agulhas, curativos, seringas e animais mortos; resíduos químicos e industriais (embalagens e restos de agrotóxicos, lâmpadas, pilhas e baterias) e restos de tinta (apenas as latas vazias).

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Procon RS lança nova plataforma virtual de resolução de conflitos Anterior

Procon RS lança nova plataforma virtual de resolução de conflitos

HUSFP-UCPel tem novo diretor Próximo

HUSFP-UCPel tem novo diretor

Deixe seu comentário